Base de dados : HANSEN
Pesquisa : MYCOBACTERIUM BOVIS/QUIM [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 4 [refinar]
Mostrando: 1 .. 4   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 4 HANSEN  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:25879
Autor:Souza, R. de Paula; Bechelli, Luiz Marino; Ferraz, Newton de Toledo; Quagliato, Reinaldo.
Título:BCG vivo, de 15 dias e morto em escolares sãos e viragem ou intensificação da lepromino-reação / Live BCG, 15 days and killed at school healthy and turning or intensification of lepromin-reaction
Fonte:Rev. bras. Leprol;24(1-2):9-22, jan-jun.- 1956. ^btab, ^bgraf.
Resumo:Os autores utilizaram o BCG fresco, de 15 dias e morto (via oral), em grupos de escolares (128) com reação de Mitsuda negativa ou duvidosa e em outro (231) com reação fracamente positiva (1 +). Nos escolares com reação lepromínica negativa ou duvidosa a positividade ocorreu, com o BCG fresco em 86,49%com o de 15 dias em 77,78%, com o BCG morto em 68,97% e, em um grupo testemunho, em 80% dos casos. No grupo de escolares com lepromino-reação fracamente positiva (1 +) a intensificação da resposta para duas ou três cruzes ocorreu, com o BCG fresco em 58,06%, com o BCG de 15 dias em 52,94%, com BCG morto 41,18% e com o testemunho em 49,25% dos casos. Com resultados obtidos em nosso material, somos induzidos a concluir que nos grupos etários de 5-9 anos e 10-14 anos, há  elevada frequência de viragem "espontânea" ou de intensificação, também não artificial do teste leprom¡nico, praticamente semelhante à conseguida com a calmetização. Diante disso, se confirmados êsses achados, a utilização do BCG naqueles grupos etários seria quase que dispensável. Restaria a considerar então o grupo etá rio de 0-4 anos, com o qual nossa experiência ‚ bastante reduzida, de modo que não nos sentimos autorizados a emitir uma opinião. Caso pesquisas posteriores - com imprescindível utilização de adequados grupos testemunhos - demonstrem que neste grupo etário não se verifica elevada frequência de viragesn "espontâneas" e que, as viragens leprom¡nicas possam, efetiva e diretamente, serem relacionadas com a administração do BCG, então o uso dêste seria indicado particularmente nos quatro primeiros anos de vida. È neste per¡odo (0-4 anos) que melhor se poder  evidenciar esta ação do BCG, pois acima desta idade podem intervir outros fatôres perturbadores, que freqüentemente podem determinar viragem "espontânea". (AU)^ipt.
Descritores:Mycobacterium bovis/quim
Mycobacterium bovis/citol
Mycobacterium bovis/imunol
Hanseníase/genet
Hanseníase/imunol
Hanseníase/fisiopatol
Limites:Humanos
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/brasleprol/1956/PDF/v24n1-2/v24n1-2a02.pdf - pt.
Localização:BR191.1


  2 / 4 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24639
Autor:Oliveira, Evenilda Braga Fernandes de; Salem, Julia Ignez
Título:Analise da conversao da reacao de mitsuda nas formas multibacilares da hanseniase
An analysis of mitsuda reactions conversion in multi-bacillar forms of hansen's disease-
Fonte:Manaus; s.n; 1999. [26] p. tab, graf.
Resumo:Com o objetivo de verificar o percentual de conversao imunologica atraves da reacao de Mitsuda e realizar a analise de fatores envolvidos nesse processo, selecionou-se ex-pacientes portadores de hanseniase atendidos na Fundacao Alfredo da Matta (Manaus-AM), com as seguintes caracteristicas: forma clinica multibacilar, reacao de Mitsuda negativo no diagnostico, alta por cura no periodo de 1989 a 1993, sem tratamento especifico anterior e que fizeram uso de esquemas poliquimioterapicos (PQT) com regularidade. Os participantes foram dispostos em dois grupos conforme esquema PQT: 22 haviam feito uso do esquema da OMS (PQT/OMS), isto e, ate negativacao baciloscopica, e 24 utilizaram o esquema de duracao fixa (PQT/DF), com ingestacao de 24 doses. Todos foram reavaliados, em 1997, atraves de exame clinico-dermatoneurologico, baciloscopia da pele, grau de incapacidade e aplicacao de novo reacao de Mitsuda com posterior leitura. Constatou-se que entre os individuos classificados como portadores de hanseniase Virchowiana nao ocorreu nenhuma variacao de resposta imunologica celular, medida pela reacao de Mitsuda. Entretanto, nas demais formas e principalmente nos pacientes que fizeram uso de PQT/DF, a conversao ocorreu com maior frequencia a medida que o paciente, na classificacao de Ridley e Jopling, estava mais proximo do polo imunocompetente. Em relacao ao Indice Baciloscopico verificou-se que a negativacao baciloscopica precoce pode ter enterferido na conversao da Reacao de Mitsuda. A correlacao dos dados retrospectivos e os obtidos na reavalicao contemporanea permitiu concluir que estas conversoes, embora frequentes, nao estao relacionadas com o esquema poliquimioterapico utilizado, a presenca ou nao de reacao reversa ou com o grau de incapacidade induzido pela hanseniase. (AU).
Descritores:HANSENIASE/quimioter
HANSENIASE/imunol
HANSENIASE/fisiopatol
HANSENIASE/reabil
HANSENIASE/terap
ANTIGENO DE MITSUDA/anal
ANTIGENO DE MITSUDA/quim
ANTIGENO DE MITSUDA/genet
ANTIGENO DE MITSUDA/fisiol
QUIMIOTERAPIA COMBINADA
MYCOBACTERIUM LEPRAE/genet
 MYCOBACTERIUM LEPRAE/fisiol
 MYCOBACTERIUM BOVIS/quim
 MYCOBACTERIUM BOVIS/fisiol
Limites:ESTUDO COMPARATIVO
HUMANO
Localização:BR191.1; WC335.502.3, O6a


  3 / 4 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:18620
Autor:Tarabini-Castellani, Giovani; Hussein, Abdullhai S; Taravini-Castellani, Giuseppe Luigi.
Título:Base y metodología para un estudio profilactico antileproso con M. leprae purificado de lepromina de armadillo y M. bovis (BCG / Bround and carruing out for antileprosy prophylaxis study with purified M. leprae from armadillo lepromin and M. bovis
Fonte:Fontilles - Revista de Leprología;14(6):631-637, Sep.-Dic. 1984. tab.
Resumo:The authors explain the methods and conclusions obtained from their lonf study on hanseniasis inmunity. The study state in 1960 at the Sanatorium of Fontilles (Alicante), España, and was continued in Somalia. It consists in observing the inmunological changes in lepromatous patients after being skin-tested with integral lepromin A (for armadillo) and checking the prophylactic results of a mixture of lepormin A + BCG. In all of these cases the post lepromin scar is measured. (AU).
Descritores:MYCOBACTERIUM LEPRAE/ef drogas
MYCOBACTERIUM BOVIS/quim
MYCOBACTERIUM BOVIS/ef drogas
HANSENIASE/prev
Limites:COBAIAS
Meio Eletrônico: - .
Localização:BR191.1


  4 / 4 HANSEN  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:13933
Autor:Baelden, M. C; Bouckaert, A. E; Gregoire, D; Van de Poele, M; Coene, M
Título:Comparison of thermostable macromolecular antigens from leprosy-associated bacteria
..-
Fonte:s.l; s.n; 1994. 5 p. ilus, tab.
Descritores:HANSENIASE
MYCOBACTERIUM
MYCOBACTERIUM BOVIS
MYCOBACTERIUM LEPRAE
ANTICORPOS ANTIBACTÉRIAS
ANTIGENOS DE BACTÉRIAS
CORYNEBACTERIUM
REAÇOES CRUZADAS
ELISA
IMUNOELETROFORESE
ESPECIFICIDADE DE ESPÉCIES
Localização:BR191.1; 06856/s



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : HANSEN Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information